segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Roberto Burle Marx

Não tem como falar em paisagismo sem mencionar Burle Marx.
Roberto Burle Marx foi um dos maiores paisagistas do nosso século, distinguido e premiado internacionalmente. Artista de múltiplas artes, foi também, desenhista, pintor, tapeceiro, ceramista, escultor, pesquisador, cantor e criador de jóias, sensibilidades que conferiram características específicas a toda a sua obra. Ele deu novas formas aos jardins, com curvas e linhas sinuosas, cores e texturas, inovando a paisagem. Também conhecido por sua preocupação ambiental e com a preservação da flora brasileira, ele inovou ao usar plantas nativas do Brasil em suas criações e isso se tornou sua característica marcante. Foi ele quem valorizou as bromélias, por exemplo, e tornou-as populares. Hoje essas plantas naturais da Mata Atlântica se tornaram conhecidas, são cultivadas em viveiros, bastante comercializadas e utilizadas por profissionais da área de paisagismo, assim como "o estilo Burle Marx" é inspiração para paisagistas do Brasil e do mundo.





Jardim Vertical


Os jardins verticais ou paredes verdes são uma excelente solução não somente para inserir o verde em áreas com pouco espaço, mas também para dar mais vida a arquitetura.
Podem também ser utilizados como solução para paredes com problemas de infiltração ou como camuflagem para muros altos e mais uma infinidade de propósitos.
A montagem do jardim vertical, utilizando elementos de concreto, é muito simples e de fácil manutenção. A escolha das espécies utilizadas é primordial para o sucesso do jardim, levando sempre em consideração o ambiente onde ele está inserido, garantindo assim um jardim saudável e bonito por muito tempo.




Escritório Glória Cabo Arquitetura e Paisagismo