terça-feira, 17 de julho de 2012

As cores do "Fast Food"

Logos de "Fast Food" provocam não apenas a fome, mas também a impaciência...


 
                    


Sem a necessidade de citar nomes, mesmo porque os próprios logos falam por si, as maiores redes de "Fast Food" se utilizam das cores vermelho e amarelo. Assim como a maioria dos restaurantes e churrascarias, pequenas lanchonetes e pastelarias. Todos, praticamente sem exceção, se utilizam, na minha opinião, da falta de criatividade. O fato é que as cores vermelho e amarelo causam uma grande sensação de fome e abrem o apetite, mas, será que efetivamente, as cores ajudam a vender mais?
Será que tornar um ambiente agradável aos olhos e transmitindo uma sensação de calma não é mais condizente com as nossas necessidades atuais? Afinal, já vivemos no ambiente hostil e estressante da cidade.
Será que pelo menos durante nossas refeições não teríamos o direito de "relaxar"? Conviver com cores que tragam sensações de alegria, prazer e motivação, ao invés de fome e impaciência?



NOVAS CORES

Um vento de mudança veio da Europa com a chegada da H3. A rede trouxe novas cores às praças de alimentação dos shoppings Morumbi e Vila Olímpia, utilizando azul, carmim e branco.

E a exemplo da inovação com as cores, a rede inova também em conceito e coloca de lado os concorrentes que tentam imitá-la mudando o termo "Hamburguer Gourmet" para "New Hamburgology", alegando que a palavra "gourmet" já é utilizada até em comida de gato. Adorei isso! É que podemos chamar de inteligência e criatividade!






Fato é que queremos qualidade e inovação, bom gosto não apenas na comida, mas na aparência, algo que agrade aos olhos. Chega de tudo ter a mesma cara pois transmite a impressão que também tem o mesmo gosto.

O Mc Donalds já se veste de novas cores.


Projeto do estúdio Ippolito Fleitz Group, a rede Wienerwald, em Mônaco, ganhou novas cores. As cores dominantes foram inspiradas nas florestas, explicitada por decorações nas paredes e janelas. Madeira, couro e tecidos são os materiais que caracterizam a maior parte das áreas do restaurante.














Restaurante Chilango - comida típica mexicana - Estados Unidos e Inglaterra














CARACTERÍSTICAS DAS CORES


VERMELHO:

Aspectos favoráveis: o vermelho, sugere motivação, atividade e vontade. Ele atrai vida nova e pontos de partida inéditos. O vermelho está associado ao calor e à excitação, com a iniciativa e a disposição para agir, com o espírito de pioneirismo que nos eleva. Persistência, força física, estímulo e poder são seus traços típicos. Afetuosidade e perdão são duas belas qualidades dessa cor, assim como a prosperidade e a gratidão. Amor físico e paixão carnal são sinônimos do vermelho. 

Aspectos desfavoráveis: indecência e grosseria, falta de polidez e certa obstinação podem começar a aparecer aqui. Crueldade física, brutalidade e perigo tornam-se mais evidentes. A intensidade e força intrínsecas do vermelho, podem transformar-se em raiva e fúria belicosa, ou se expressam sob a forma de brutalidade, crueldade, rancor ou revolta.

AMARELO:

Aspectos favoráveis: o amarelo é a cor mais clara e a que mais se assemelha ao Sol. Essa cor traz consigo a esperança e o sentimento de que tudo correrá bem. Ela tem uma atmosfera de resplendor, brilho, jovialidade e alegria.
O amarelo é compreensivo e inspirador; ele refulge e ilumina e, em sua vibração mais positiva, essa cor corresponde ao conhecimento e à sabedoria. Razão e lógica são seus atributos e deles se irradiam discriminação intelectual, discernimento e capacidade de decisão. 

Aspectos desfavoráveis: a vibração negativa do amarelo pode ser extremamente destrutiva. Ela envolve decepção, afastamento, comportamento controlador, discrição, maldade, comportamento vingativo e bajulação. Essa cor pode levar a uma negatividade extrema associada com depressão mental e pessimismo profundo.


VERDE:

Aspectos favoráveis: a energia do verde reflete participação, adaptabilidade, generosidade e cooperação. Essa cor atenua as emoções, facilita o raciocínio correto e amplia a consciência e compreensão. Ela é a imagem da segurança e da proteção e cria um ambiente propício para tomar decisões. Espaço, liberdade, harmonia e equilíbrio são aspectos que se originam do sentimento natural de justiça do verde. Essa cor atua como um sinal para a renovação da vida e sua vibração mais elevada reflete o espírito de evolução.

Aspectos desfavoráveis: avareza, indiferença e insegurança são algumas das expressões negativas da cor verde. Raciocínio precário, cautela excessiva e suspeita estão representados na natureza negativa dessa cor e, junto com a precocidade, podem indicar ciúmes, inveja, egoísmo e preconceito. Em seus níveis mais inferiores, o verde promove estagnação e por fim degeneração.



AZUL-TURQUESA:

Aspectos favoráveis: produz uma vibração constante, que não subjuga ou perturba de forma alguma. Essa cor tem uma aura de vivacidade e percepção, que confere mais clareza de expressão. Essa cor nítida e brilhante tem uma qualidade atenciosa e receptiva, que irradia bem-estar. Ela é liberal, prestativa e triunfante. O frescor do azul-turquesa oferece a oportunidade de mudança e, por fim, de transformação em seu nível mais elevado.

Aspectos desfavoráveis: algumas vezes, o azul-turquesa pode ser prejudicado por uma imaturidade, que se evidencia como confusão e incapacidade de progredir na vida. Isolamento e separação são outros atributos negativos, com sensações de vazio e falta de clareza nos níveis emocional, mental e espiritual.




Características das cores - Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/cores/cores-6.php#ixzz1zanXGYiA

Nenhum comentário:

Postar um comentário