sábado, 29 de setembro de 2012

4 X SUSTENTABILIDADE


SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL, CULTURAL, SOCIAL E ECONÔMICA



É fato que a crise ambiental é uma consequência e se torna primordial entender como chegamos a ela para buscar soluções. 

A crise econômica e social nos levaram a crise ambiental. A Globalização e o capitalismo das sociedades transformaram o mundo num modelo anglo-saxão de terra progressiva e sociedade. Os comportamentos importados não só foram quebrando estruturas sociais e culturais, mas também as relações entre os próprios indivíduos. 

A Europa e agora a Ásia copiaram o modelo anglo-saxão eliminando sua identidade cultural, aumentando assim o impacto ambiental causado pelas transformações dos usos desses novos modelos, resultando numa maior aplicação de recursos e consequentemente numa maior produção de resíduos.
É preciso entender que a solução para o problema ambiental envolve não apenas o meio ambiente, mas especialmente, as questões sociais, culturais e políticas econômicas que levem em conta o capital natural como o principal valor para o futuro. 

Portanto, a expansão do conceito de sustentabilidade ambiental para o desenvolvimento econômico, social e cultural. 



A SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA deve promover a preservação e o fortalecimento da democracia, a evolução dos governos provincianos e maior autonomia na gestão dos recursos, aquela que promove o uso inteligente dos recursos naturais, não apenas com o propósito de salvar, mas também com o entendimento que o valor da intervenção é muito maior do que o seu preço. Fato, que infelizmente, não é sempre assim. 

É necessária uma gestão inteligente de recursos, entre meios e fins, e bom senso que pode ser aplicado de maneiras bastante simples como: construir em locais que fazem consumo racional possível e em equilíbrio com o ambiente natural e cultural. 


A SUSTENTABILIDADE CULTURAL deve promover a valorização das peculiaridades culturais de cada povo, além de respeitar igualmente suas diferenças e costumes. É aquela que entende que o novo não pode ser construído em nada, mas enraizada no âmbito cultural que o abriga. A história, as formas de fazer, costumes, festas, crenças, mitos, etc., 


Determinar uma identidade que não pode ser evitada no desenvolvimento do tecido urbano, pois construir sobre o que você aprendeu é apenas a eficiência da primeira estratégia. A importação do modelo anglo-saxão de províncias europeias desconstrói o tecido urbano mais sustentável, substituindo os modelos de território mais compacto, com modelos mais espalhados, onde o consumo de recursos é infinitamente maior.

Compreendendo a importância deste contexto cultural, propõe cenários para que o indivíduo se identifica tanto individualmente como coletivamente e promove a liberdade de expressão individual em público e da sociedade como um todo através da cultura. E estes, claro, são necessários para a saúde mental de nossas cidades. Sendo assim, é necessário reforçar a compreensão da identidade cultural como um dos pilares para gerar o desenvolvimento sustentável. 

A SUSTENTABILIDADE SOCIAL é aquela que busca promover relações entre os indivíduos e o uso coletivo do comum. Compreende lugares como extensão coletiva do espaço doméstico e da cidade como um lar para todos, onde o espaço público e privado são pensados não só juntos, mas, acima de tudo, da mesma forma. 


O mundo de hoje gera individualidade e aumenta o consumo de recursos, ao passo que o aumento das relações entre os indivíduos tem um impacto direto sobre o meio ambiente, minimizando o consumo de recursos. O coletivo é sempre mais verde, onde se fazem necessários espaços de convívio e uma mudança de hábitos.

Portanto para que a preservação e recuperação do meio ambiente se torne possível, é necessário maior respeito humano entre os diferentes tipos de pessoas. A conservação do solo, a manutenção dos ecossistemas, a inclusão social, através da exclusão da miséria e a diminuição da pobreza. E que essa mudança se torne real!


Fonte de Imagens: www.atitudessustentaveis.com.br
Fonte de Pesquisa: La Sustentabilidad/http://tilz.tearfund.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário