sexta-feira, 12 de abril de 2013

Os Céus como Fronteira



O tema verticalização está sempre presente no dia a dia dos brasileiros, porém, a trajetória da verticalização das paisagens urbanas no País ainda é um tema pouco debatido. Pensando na falta de registros e em sua importância para o desenvolvimento das grandes cidades, a Atlas Schindler e a Editora Grifo lançaram, no mês passado (março/2013), o livro Os Céus como Fronteira – A Verticalização no Brasil, obra que reúne narrativas inéditas, informações históricas, curiosidades e uma visão multifacetada do crescimento vertical de algumas das maiores cidades brasileiras. 

O livro passa pelas histórias de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Brasília, cidades que abrigam os maiores arranha-céus do Brasil, e que têm sua construção diretamente ligada à uma das grandes invenções do século 19: o elevador.

Entre os oito capítulos, são abordados e ilustrados com imagens históricas os aspectos fundamentais da trajetória arquitetônica e da paisagem urbana local.

O trabalho de pesquisa e redação da obra, que durou cerca de um ano, foi conduzido pelos historiadores Zuleika Alvim e Paulo César Garcez Marins, e contou com o esforço de uma equipe multidisciplinar de pesquisadores, arquitetos, historiadores e jornalistas que, juntos, foram atrás dos dados mais precisos sobre o tema. 

O resultado do trabalho é o destroncamento desse novo processo de urbanização em 278 páginas recheadas de fotos e uma visão diferente do crescimento vertical brasileiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário