segunda-feira, 10 de junho de 2013

VIDROS E PÁSSAROS NA ARQUITETURA

O vidro ocupa um lugar de destaque na arquitetura contemporânea devido uma série de fatores.
As intempéries naturais como a chuva, maresia e ventanias, além da poeira, por si só já justificam a existência desse produto tão atual e necessário. Questões como iluminação natural, conforto termo acústico, a integração do ambiente interno com o exterior da edificação e a beleza, também são importantes na definição de um projeto e da utilização dos fechamentos de vidro.

No entanto, algumas questões devem ser consideradas na elaboração do projeto, para evitar inconvenientes, pois, quanto mais envidraçadas as fachadas, maior a incidência de luz e calor solar no interior das edificações. Caso os raios solares não sejam barrados, certamente o edifício será um grande consumidor da energia que aciona o sistema de ar condicionado, além de gerar desconforto ambiental aos seus usuários.

Um grande problema que também deve ser considerado na elaboração do projeto, é a questão dos pássaros que colidem com as vidraças, fato que ocorre não somente nas zonas rurais, mas também nas áreas urbanas, de todo o mundo. Não adianta nos preocuparmos com questões como economia de energia elétrica, iluminação natural e sustentabilidade, se não pensarmos no meio ambiente como um conjunto de fatores a serem preservados.

Só nos Estados Unidos, estima-se que até 1 bilhão de aves morre a cada ano, em decorrência de colisões com vidros.
Desde o ano passado (2012), está em fase de análise um projeto cujas diretrizes impõem um novo olhar sobre o problema da fauna e tornará obrigatória a questão para os projetos candidatos ao LEED de construção sustentável.

Os pássaros não conseguem distinguir painéis de vidro transparente ou reflexivo, então é importante considerar, durante a fase de projeto, que os fechamentos de vidro possuam guarnições, molduras ou segmentos que funcionem como uma barreira visual, evitando assim a morte dos pássaros. Adesivos, persianas ou até mesmo floreiras podem ajudar a evitar os acidentes.


Em algumas cidades do Brasil, o IBAMA observa de perto a questão e exige a colocação de sinalizadores nas áreas envidraçadas, mas nada oficial consta ainda na legislação das cidades, cabendo então aos profissionais de arquitetura a consciência ao elaborar projetos, visando a perfeita conjunção do ambiente construído com a natureza em toda sua totalidade.



Algumas dicas:

- Evite vidros translúcidos ou espelhados, estes últimos refletem a paisagem de fora confundindo os pássaros;
- Dê preferencia aos vidros pigmentados, coloridos ou escurecidos, pois possibilitam que os pássaros os vejam claramente;
- No caso de vidros planos e incolores, pode-se utilizar o Insulfilme ou outros revestimentos que eliminam reflexões;
- Fitas sinalizadoras (como as usadas nas portas de vidro para evitar que pessoas se machuquem) 
- Faixas de vidro jateado também contribuem como sinalizadores;
- Adesivos com formas de aves de rapina;
- Na janelas utilize as telas, cortinas persianas;
- Mudança na angulação da fixação do vidro;
- Não deixar visíveis coisas que atraiam pássaros como: comida, água, plantas, etc;
- Evitar que os condomínios troquem as grades por muros de vidro. Caso seja inevitável, observe as opções acima.


Fonte de pesquisa:

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário