terça-feira, 7 de maio de 2013

Escadas muito além da função

As escadas são classificadas como elementos cuja finalidade é ligar locais com diferenças de níveis, tendo então a utilidade de servir a uma função.
Elas podem ser construídas com diversos tipos de materiais e formas, tornando-se um elemento muito além da função de vencer desníveis e se transformarem num elemento escultórico que agrega personalidade ao projeto arquitetônico e também de ambientação.

As escadas são compostas por degraus. Cada degrau é composto pelo piso (ou passo, ou, ainda, pisada), a parte plana onde pisamos, e pelo espelho, a parte vertical. As escadas chamadas de vazadas não possuem a parte do espelho, dessa forma, é possível ver através delas, no entanto a altura considerada entre o degraus, mesmo vazados ainda é chamada de espelho.

A importância de se entender o que é piso e o que é espelho está no fato de que as escadas devem ser calculadas na fase do projeto de qualquer construção e, para isso, devemos dividir a diferença de nível entre os andares que a escada ligará pela altura do espelho. O resultado da conta é o número de degraus que a escada terá.

Para construção das escadas deve-se seguir legislação e normas, para que seja possível construir uma escada segura e confortável, no que diz respeito a altura dos espelhos (distância entre um degrau e outro), comprimento do degrau em relação a pisada e também a largura em relação a sua área de circulação. 

Largura – uma escada com menos de 0,80 m pode ser muito estreita e de difícil circulação; a partir de 0,90 m as escadas se tornam confortáveis e a partir de 1,20 m de largura torna possível a circulação de duas pessoas ao mesmo tempo.

Patamares – os patamares são os momentos em que o ritmo dos degraus é interrompido. Isso geralmente acontece quando há uma mudança de direção, como nas escadas em “L”, ou em forma de “U”. Nestes casos, recomenda-se que o patamar tenha pelo menos a mesma largura da escada para não prejudicar a passada. Os patamares podem surgir ainda como forma de descanso em escadas muito longas. Nesse caso, o cálculo deve prever a medida de um número inteiro de passos no patamar para que a escada seja, de fato, confortável. Em determinados locais proíbe-se a construção de escadas com mais de 17 degraus sem um patamar intermediário.

Altura do espelho – uma altura confortável para o espelho é de cerca de 10% da altura das pessoas, ou seja, entre 16,5 cm e 18 cm em média.

Comprimento do piso: Não deve ser inferior a 0,25 m para que os nossos pés caibam confortavelmente e o ideal é que fique entre 0,27 m e 0,30 m.
Fórmula infalível

Existe uma fórmula bastante útil para calcularmos as escadas:

2 x Espelho + Pisada = 0,64 m ou 0,65 m

Como exemplo, temos uma escada ideal com espelho de 0,18 m e pisada de 0,28 m. Assim: 2 x 18 + 28 = 64.

Esta fórmula está ligada ao tamanho médio de um passo das pessoas. Admitem-se variações dessas medidas, mesmo porque as pessoas não têm o mesmo tamanho, mas quanto mais distante dessa fórmula ideal, maior é a probabilidade das pessoas muito altas ou muito baixas se sentirem desconfortáveis.

Todos os degraus de uma escada devem estar equidistantes uns dos outros, ou seja, os espelhos devem ter sempre a mesma altura sob pena de se tropeçar ao subir ou ao descer. Nosso cérebro se acostuma com a altura dos primeiros degraus e se programa para os próximos. É por isso que conseguimos subir ou descer uma escada no escuro sem tropeçarmos.

Devemos ainda lembrar que uma questão importante ao falarmos de escadas é a segurança. Escadas com pisos muito estreitos, com degraus de alturas variáveis ou com revestimentos escorregadios podem provocar acidentes. Outro fator importante é o uso de guarda-corpos e corrimãos. Apesar de poderem ser prescindidos em casos específicos, auxiliam bastante no equilíbrio e aumentam a segurança.









 









Um comentário:

  1. Olá Glória, gostaria de entender como funciona essa 3º escada de cima para baixo, se ela está apenas suspensa por cabos? que material seriam esses cabos para ela poder ter estabilidade? Você poderia me explicar por favor?

    ResponderExcluir