quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

JARDINS INUSITADOS

Telhado verde para ônibus: um jardim em cima do transporte



Uma imagem vale mais que mil palavras - Foto de Marco Castro Cosio

A proposta é alertar para lugares esquecidos, promover a qualidade de vida e aumentar o número de áreas verdes na cidade.
O designer Marco Castro Cosio resolveu criar o telhado verde para ônibus pensando, além das evidentes questões ambientais, em cidades como Nova Iorque, onde não há mais superfície para espaços naturais. O concreto toma conta do visual urbano.
Imagem Marco Castro Cosio
No geral, há dois tipos de telhado verde para os ônibus, o intensivo e o extensivo. O intensivo tem mais diversidade de plantas e necessita de mais espaço e cuidado. O extensivo pode ter uma seleção limitada de plantas, é menos pesado e requer menos manutenção.
No entanto, tanto os telhados verdes como jardins verticais podem ser colocados em qualquer casa e prédio da cidade. Já nas ruas, popularmente chamadas de artérias urbanas, não é possível colocar grama – se não fosse uma alternativa como esta.
Vamos mais longe: se a principal frota de Nova Iorque, com 4.500 ônibus, tiver um jardim em cada um dos coletivos, seriam 35 acres circulando pela cidade. Cada acre equivale a cerca de 4046.86 metros quadrados. No momento o projeto possui apenas um ônibus circulando em Nova Iorque, mas é um bom começo.

Projetos cultivam hortas em locais inusitados




Com a intenção de provar que o verde sempre é benvindo em qualquer lugar, os movimentos Jardinagem Libertária e Guerrilheiros dos Jardins plantam mudas em terrenos baldios, canteiros abandonados e, até, tampinhas de garrafa.


Terrenos baldios e canteiros carentes de verde são alvo dos adeptos da jardinagem de guerrilha. Entre árvores e arbustos, a turma do já maduro movimento Jardinagem Libertária sai por aí em cidades como Curitiba, Campo Grande e Blumenau plantando também ervas, girassóis e até abóbora. 

Já os Guerrilheiros dos Jardins mostram que natureza dá em qualquer lugar com o projeto minijardins em tampinhas de garrafa. Una-se a um desses grupos ou organize sua própria turma. O Jardinagem Libertária até cede espaço em seu blog para você divulgar suas ações. 





Growing Ring

 


Um pouco de sol e umas gotas de água são suficientes para nutrir o anel-vivo.

Em alguns dias, é possível fazer crescer uma pequena grama em um anel. Essa foi a idéia aplicada na criação do designer islandês Haffsteinn Juliusson. Com um pouco de luz, água e criatividade, ficou fácil dar um toque mais verde ao visual.


“A mistura de planta e joia, orgânico e cultural, foi criada para quem vivem em áreas metropolitanas. O Growing Ring é uma pequena fonte de energia verde para quem quer viver com um pouco mais de natureza”, diz Juliusson.






Eggling

O Eggling é uma imitação de ovo feita em porcelana branca, que possui em seu interior terra fértil e sementes.
Photobucket
O ovo vem fechado e a casca precisa ser quebrada para que a terra seja regada com água e as sementes germinem. Em poucos dias a planta começa a crescer.
O Eggling possui diversos tipos de sementes, como temperos, flores e Cactus.
Photobucket


O Eggling é vendido a $10,50 no site A+R Store, mas, infelizmente ainda indisponível para entrega no Brasil.






Mundo Fashion - Jardinzismo






























A falta de espaço jamais deve ser um motivo para deixar de cultivar uma idéia verde.








Utilizar recursos disponíveis, reciclar idéias, ser original, ousar. Afinal, o Meio Ambiente merece cada pequena atitude verde que pudermos dar.






fonte de pesquisa: planetasustentavel.abril.com/Julio Grossi

Nenhum comentário:

Postar um comentário