sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O GRANDE BUDA DE LESHAN

O Grande Buda de Leshan é um precioso patrimônio histórico da China e levou cerca de 90 anos para ficar pronto. Está localizado na montanha Lingyun, a leste do monte Emei, em Sichuan, na China.

É a maior estátua de Buda do mundo com 71 metros de altura, esculpida durante a dinastia Tang, sobre o arenito vermelho, na encosta da montanha.
Sua localização não foi escolhida ao acaso. O buda foi esculpido na região onde os rios Ming, Dadu e Qingyi correm um ao lado o outro, e sua criação foi baseada na força sagrada budista para controlar as inundações desses rios e proteger os navegantes, pois a história conta que aquele local era extremamente perigoso para a navegação. Verdade ou não, desde feito o buda o local se tornou seguro para a passagem dos barcos.
Esta obra grandiosa foi iniciada por um monge chamado Haitong, que passou a pedir esmolas em todo o país, para que a obra pudesse ser realizada. Foram também utilizados recursos financeiros do governo regional.
Quando o monge retornou à montanha foi extorquido por um funcionário local, que ameaçou cegá-lo, caso ele não lhe desse uma parcela dos fundos arrecadados. O monge ficou tão zangado com o ato de extorsão que arrancou os próprios olhos para proteger sua honra, sua fé e os recursos arrecadados, assim o funcionário nada levou. 
A obra teve início em 713 d.C. e o monge a acompanhou durante 20 anos. Após seu falecimentos a obra continuou através das gerações seguintes.
Depois de sua construção, havia sido desenvolvido um quiosque de 13 pisos para proteger o local. Mas o que se pode encontrar hoje são alguns vestígios de sua existência nas encostas e no corpo do buda, pois esta parte foi destruída numa guerra.
O Buda pode ser visto de longe, em seus variados ângulos. Sua cabeça mede 14,7 metros, com largura de 10 metros; a orelha possui 7 metros de altura, já o nariz e sobrancelhas possuem 5,6 metros; os olhos medem 3,3 metros; os ombros 24 metros. O pé é de 8,5 metros de largura
Além de sua magnitude, na obra existe um impressionante sistema de drenagem de água, muito bem projetado e invisível, incrustado nos franzidos dos vestuários, nos braços e costas da estátua, de maneira que a água é drenada oportunamente, facilitando a ventilação, e prevenindo assim o desgaste natural do monumento.
Para chegar perto do pé da estátua é preciso descer a íngreme escadaria das nove voltas. A fila é constante e muito frequentada pelos turistas. A saída do local se dá por meio de cavernas e túneis, dentro da montanha
O Grande Buda de Leshan foi declarado Patrimônio Mundial da Unesco em 1996.



Nenhum comentário:

Postar um comentário