sábado, 19 de janeiro de 2013

ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA


A arquitetura chamada moderna apresentava, desde sua criação, uma corrente de pensamento e ação que marcou e condicionou o nosso ambiente natural ao mau domínio dos elementos naturais, que foi compensado pelo uso sistemático do ar condicionado e da iluminação artificial.

Em meados do século XX surgiu um pensamento novo que despertou a consciência dos arquitetos e demais profissionais da área para as inter-relações da construção com o clima: a Arquitetura Bioclimática. 

Com a grande repercussão das questões ambientais e sustentáveis, novas tendências estão produzindo positivas relações com a natureza, e a busca de estratégias para compensar o atual estado de devastação e evitar tragédias naturais tem-se tornado constantes.

A Arquitetura Bioclimática é um conceito que visa a harmonização das construções com o meio ambiente de forma a otimizar a utilização dos recursos naturais disponíveis, possibilitando conforto ao homem em harmonia com a natureza.

A Arquitetura Bioclimática envolve também o desenvolvimento de técnicas e equipamentos necessários para melhoria da eficiência energética nas edificações, mas o fator predominante ainda é o aproveitamento da energia proveniente do sol, seja na forma de calor, quando pode ser usada para o aquecimento de água por exemplo, ou na forma de luz, que pode ser melhor aproveitada com o intuito de reduzir o uso da iluminação artificial.

São quatro os princípios básicos da Arquitetura Bioclimática:

- a criação de espaços em ambiente saudável para os moradores e usuários;
- eficiência energética e consideração do ciclo de vida da estrutura edificada;
- minimização de desperdícios;
- e uso de fontes renováveis de energia e materiais que não agridem o meio ambiente.

O clima é um elemento crítico na concepção de uma arquitetura bioclimática, a evolução do sol e das temperaturas, a direção dos ventos, tudo contribui e determina um ambiente físico, mas jamais podemos ignorar as questões culturais e o bem estar de seus habitantes e o estudo aprofundado das características de cada local.


Dois livros sobre o assunto, esclarecem as necessidades para o entendimento e a elaboração da Arquitetura Bioclimática:





Texto adaptado: Glória César Cabo
Fonte: http://www.ambientebrasil.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário