terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Certificação Processo AQUA



A Certificação da Construção Sustentável - Processo AQUA atesta, de forma inegável e inequívoca, a Alta Qualidade Ambiental do Empreendimento, provada por meio de auditorias independentes.

Os benefícios de um Empreendimento Certificado Processo AQUA são: qualidade de vida do usuário; economia de água e energia, disposição de resíduos e manutenção; contribuição para o desenvolvimento sócio-econômico-ambiental da região.

Para obter a certificação o empreendedor da construção deve estabelecer o controle total do projeto em todas as suas fases - Programa, Concepção (Projeto), Realização (Obra) e Operação (Uso), por meio do sistema de Gestão do empreendimento (SGE), para que sejam atendidos os critérios de desempenho da Qualidade Ambiental do Edifício (QAE).

Alguns aspectos que se destacam na fase Concepção são:

- Preocupação com o entorno da obra, em que a empresa promove a integração com os vizinhos por meio de ações como a instalação de lixeiras para coleta seletiva de resíduos, implantação do edifício de modo a não sombrear os vizinhos e estudo de acessos para não sobrecarregar a malha viária existente.
- Canteiro de obra com menor impacto ambiental, com a reciclagem de resíduos.
- Previsão de economia de água e energia, graças ao uso de dispositivos economizadores, captação de água de chuva e tratamento de águas cinzas, medição individualizada de água, lâmpadas eficientes, elevador regenerativo, painéis termosoloares para aquecimento de água e equipamentos elétricos etiquetados pelo selo A do Procel.
- Melhor aproveitamento dos ventos e da luz do sol, garantindo uniformidade de iluminação natural em todos os ambientes, incluindo cozinha, lavanderia e banheiros totalmente iluminados e ventilados naturalmente.

A certificação é concedida ao final de cada fase, mediante verificação de atendimento ao Referencial Técnico.

O Referencial Técnico do certificado AQUA foi adaptado a partir da certificação francesa "Démarche HQE" e foi criado no Brasil em 2008, é reconhecido internacionalmente por diversas entidades que fazem parte da SB Alliance. É operado exclusivamente pela Fundação Vanzolini, associada à Universidade de São Paulo, é a maior certificadora nacional, atuando há mais de 15 anos na área da construção civil.

Os requisitos do SGE exigem o comprometimento com o perfil de QAE visado e acompanhamento, análise e avaliação da QAE ao longo do empreendimento, entre outros. Os critérios de desempenho do QAE abordam a eco-construção, a eco-gestão e a criação de condições de conforto e saúde para o usuário.

Leia mais em: www.vanzolini.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário